terça-feira, 30 de dezembro de 2008

2009 = Live as you were in KoKomo

Sejam Alegres, Dinâmicos e Decididos!!!

porque como diria Tolstoy "A Fé é a Força da Vida"

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

O Mundo e o Natal

Boas Festas para o Mundo

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

O Aniversário da Dec.Univ.Dir.Humanos na ESMA

dec.univ.dir.hum.

Apresentação fotográfica dos trabalhos de alguns alunos do 11ºano

(turmas B,D,E)

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Sábado ADD 3ª sessão

Num sábado frio e chuvoso um grupo de empenhados professores trocaram o aconchego do lar por mais uma sessão ADD que prometia ser cinzenta e triste. Mas como tudo na vida é o que nós quisermos que ela seja, esta foi divertida e dinâmica. Iniciámos a sessão primeiro pelo esclarecimento do nosso plano individual de desenvolvimento profissional onde os objectivos individuais estiveram no TOP, segundo pela elaboração do nosso próprio PID(...) e terceiro a discussão dos PID(...)s apresentados.
O esclarecimento ADD e sua operacionalização no moderno universo escolar( cefs, efas, profissionais, piefs, currículos alternativos, ...) veio confirmar o que há muito corre no seio dos vários "mentideros", é de difícil concretização, senão mesmo, impossível. Este modelo de avaliação é uma suposta tese de intenções estratégicas para os muitos treinadores de bancada com pretensões a treinador oficial de uma equipa que não lhes pertence.
Apesar de tudo, este grupo de formandos/formadores conseguiu transformar estas sessões de trabalho numa verdadeira panóplia de competências, conhecimentos, sabedoria e alegria. E porque as pessoas felizes têm mais apetite pela sua aprendizagem assim terminámos

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Eu e o 2º serão ADD na ESMA

A prática da avaliação no desempenho profissional


As questões foram: o que faz a CCAC?; quais são as fases da avaliação de desempenho?; quais são os parâmetros da ADD?; quem avalia o quê?; quais são as fontes de informação para a ADD?; como vamos ser avaliados?; quotas para quem?; quem intervem no processo de avaliação?quem é que pode ter excelente?... e eu de imediato lembrei-me do Borda D'ÁGUA - o verdadeiro Almanaque reportório útil a toda a gente. E porquê? Adivinhem......
Após alguma discussão e esclarecimento passámos para o DL240/2001 que nos proporcionou uma lufada de ar fresco porque com ele conseguimos saber quem somos afinal. Este documento de mui boa qualidade permitiu-nos acordar e de muito bom agrado iniciámos a nossa tarefa de graduar o nosso competente perfil.
"This is the value of the teacher, who looks at a face and says there's something behind that and I want to reach that person, I want to influence that person, I want to encourage that person, I want to enrich, I want to call out that person who is behind that face, behind that color, behind that language, behind that tradition, behind that culture. I believe you can do it. I know what was done for me."
—Maya Angelou

Eu e o 1ªserão ADD na ESMA

A prática da avaliação no desempenho profissional
As primeiras palavras deste caloroso serão foram:
1º o porquê desta acção de formação
2º apresentação/organização/metodologia do plano de actividades
3ºdiscussão/reflexão/comentário/... à questão formulada pelos dinamizadores " O que eu gostaria de ver respondido nesta acção de formação"
Após o reconfortante intervalo os formadores "revelaram" os misteriosos documentos que são "a pedra basilar"( como diria JB) desta avaliação de desempenho docente. O DL 240/2001( professor - o que sou, o que faço e como faço), o DL 15/2007 (esquisso de uma pirâmide civilizadora secular) e o DR 2/2008 ( como descascar o DL 15/2007).
E eu concluí que a minha auto avaliação será a grande oportunidade de mostrar quem sou, o que faço e como faço através de um Plano Individual de Desempenho Escolar elaborado a partir dos objectivos apresentados no artº 40, p.508 do DR 2/2008 nunca esquecendo porém, o "indicador de medida" ou o "referencial base" ou o " infante capricorniano"(como queiram). Será que entendi bem a mensagem ou será que com tanta "verborreia enquadrativa", os pressupostos são outros? Vamos ver...

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Aniversário da Declaração Universal Direitos Humanos

10 de Dezembro
Paris, Palácio Chaillot, 1948
Eleanor Roosevelt disse: " Estamos hoje no limiar de um grande evento, tanto na vida das Nações Unidas como na vida da Humanidade, que é a aprovação pela Assembleia Geral, da Declaração Universal dos Direitos Humanos".


quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Um encontro de amigos

Em Coruche num dia de greve

Neste dia de greve nacional um grupo de professores/formadores e amigos da Escola foram gentilmente recebidos pelos professores/ formadores e também amigos da Escola, Américo e António Gil. Apesar de alguns gélidos ventos que ecoam sobre os cursos EFA-NS estes amigos da partilha de experiências reuniram-se.
O que fizeram eles?
A dupla Américo e Gil de Coruche disponibilizou algumas horas do seu dia para esclarecer quem neste momento tem em mãos a corajosa e desafiante tarefa de formar quem não teve oportunidade de o fazer na altura certa.
Sentados à mesa conversaram sobre: balanço de competências; núcleo gerador; plano de estudos; reflexão crítica; créditos; auto-biografia; tema de vida; reflexividade; STC, CLC e CP; certificação; validação; actividade integradora e muito mais...
Sempre com um brilho nos olhos a dupla Américo e Gil transmitiu tranquilidade, segurança e entusiasmo a quem ainda olha e vê uma teia de emaranhados conceitos que teimam em confundir de quando em vez a sua estratégia de acção. Será que temos estratégia de acção? Provavelmente sim. Pode é estar no reino do oculto e para isso é preciso que a desocultemos.
A descoberta de que ainda existe na escola portuguesa trabalho colaborativo é muito gratificante.