sábado, 20 de março de 2010

Visita de estudo EFA a Lisboa

Hoje alguns cursos EFA da ESMA foram a uma visita de estudo a Lisboa. Visitaram a Feira da Ladra, Vilas Operárias de Lisboa, Martim Moniz, Casa do Alentejo, Museu das Telecomunicações e Museu do Oriente. A visita foi organizada pelos formadores Carlos Oliveira e Maria José Carvalho e o Museu das Telecomunicações foi organizado pelas mediadoras Ana Cristina Fidalgo, Carla Carrasqueira e Fernanda Botinas.
Fomos agradavelmente conduzidos pelas palavras do formador Carlos Oliveira que encantou esta viagem de sobe e desce com o seu conhecimento desta zona de Lisboa. Iniciámos a viagem na Feira da Ladra e terminámos uns no Museu do Oriente outros no Museu das Telecomunicações.
Durante esta viagem e após visita à Casa do Alentejo que encantou muitos formandos e num momento de pausa numa esplanada na Baixa conversando com alguns formandos tive o melhor presente que uma Escola pode ter. As palavras sobre a Escola e o curso que frequentam foram de uma ternura e agradecimento que dificilmente podem ser descritas, apenas podem ser sentidas com emoção. Depois de alguma conversa sobre as suas vidas na escola um formando disse-me tentando explicar melhor o que sentia e passo a citar: "Olhe professora é assim. Entramos na sala de aula e a porta fecha-se e quando saímos à meia noite parece que passou meia hora". Olhei-o e muda fiquei...



2 comentários:

Mário Rodrigues disse...

Gostei muito do que li, porque me fez recordar algo muito querido, onde será que já vi e ouvi algo semelhante? Isto é assim: quem semeia com carinho colhe o mesmo resultado uma grande retribuição na mesma moeda. É o resultado de um trabalho com muito empenho pessoal. Bem hajam e assim continue.

teresa cordeiro disse...

Obrigada Mário pelas tuas palavras. O reconhecimento é um acto de amor de ambos os lados. Quem ensina ama quem quer ensinado.