Mediação escolar: prevenção e resolução de conflitos
1ªsessão de formação
As primeiras sessões de qualquer formação pretendem quase sempre ser espaços de apresentação de metodologias, de apresentação individual, de apresentação de expectativas e de apresentação aos outros das nossas razões de estarmos ali. Tudo isto aconteceu nesta primeira etapa de formação e mais...o trabalho final que passará por uma reflexão individual sobre a nossa viagem pelo mundo da mediação que para mim e de acordo com a minha personalidade irá ser um pouco difícil de colocar em prática pelo menos nos seguintes aspectos: o da objectivação e o da integração de comentários. Fiquei feliz por ver que na realidade são mais os aspectos facilitadores que existem dentro de mim para a mediação do que os impeditivos.
Durante este meu pequeno e abafado passeio de final de ano lectivo algumas questões surgiram-me naturalmente e para as quais necessito de mais reflexão e elas são: o que é a minha responsabilidade?; o que é que controlo?; como posso ajudar o outro?; como posso ouvir sem interromper?; como posso ser eu sem interferir?; quais são os meus medos?; como posso ter calma e tranquilidade? e como irei lidar com as minhas emoções face às mais variadas situações que poderão surgir no espaço escolar nos próximos tempos já que a escola é um dos primeiros locais onde todos os problemas sociais de um país vão parar.
E agora como irei gerir a minha frequência cardíaca sem me envolver e prejudicar emocionalmente? Com certeza irei apelar a todos os meus amortecedores do stress e criar as minhas almofadas de forma a que a monotonia não se instale no meu dia a dia e usufruir na plenitude dos meus tempos de lazer.
Sem comentários:
Enviar um comentário