quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Um encontro de amigos

Em Coruche num dia de greve

Neste dia de greve nacional um grupo de professores/formadores e amigos da Escola foram gentilmente recebidos pelos professores/ formadores e também amigos da Escola, Américo e António Gil. Apesar de alguns gélidos ventos que ecoam sobre os cursos EFA-NS estes amigos da partilha de experiências reuniram-se.
O que fizeram eles?
A dupla Américo e Gil de Coruche disponibilizou algumas horas do seu dia para esclarecer quem neste momento tem em mãos a corajosa e desafiante tarefa de formar quem não teve oportunidade de o fazer na altura certa.
Sentados à mesa conversaram sobre: balanço de competências; núcleo gerador; plano de estudos; reflexão crítica; créditos; auto-biografia; tema de vida; reflexividade; STC, CLC e CP; certificação; validação; actividade integradora e muito mais...
Sempre com um brilho nos olhos a dupla Américo e Gil transmitiu tranquilidade, segurança e entusiasmo a quem ainda olha e vê uma teia de emaranhados conceitos que teimam em confundir de quando em vez a sua estratégia de acção. Será que temos estratégia de acção? Provavelmente sim. Pode é estar no reino do oculto e para isso é preciso que a desocultemos.
A descoberta de que ainda existe na escola portuguesa trabalho colaborativo é muito gratificante.

Sem comentários: