sábado, 28 de fevereiro de 2009

Um outro olhar no Ribatejo




No âmbito da área de competência de CLC7, fundamentos de cultura, língua e comunicação os formandos do curso EFA, turma F iniciaram o seu trajecto pessoal e de formação, por olhar a sua cidade nos seus aspectos artísticos e estéticos e sua relação com o real. Foi proposto aos formandos um passeio dominical pelas localidades de Almeirim, Alpiarça, Chamusca e Golegã subordinado ao tema "Um outro olhar". Olhar e sentir o espaço que nos rodeia, ainda que artística e esteticamente pouco rico pode revelar-se uma surpresa no que respeita ao nosso património. Os formandos foram sensibilizados para visitarem a Casa dos Patudos em Alpiarça, a casa estúdio Carlos Relvas na Golegã, a verem o filme "O homem do Ribatejo" e a lerem livro de Alves Redol "Barranco de Cegos".

2 comentários:

Anónimo disse...

Acho esta iniciativa espectacular, passamos diariamente por tantas casas, portas, janelas e painéis de azulejos de casas da nossa terra e não damos conta da riqueza e beleza que possuem. Descobri cores e texturas de azulejos só em Almeirim, que ainda não vi em outros locais, bem como alguns pormenores estéticos em termos de construção. Sobre as gentes do Ribatejo e os seus usos e costumes recomendo Gaibéus, de Alves Redol de que gostei muito. Temos uma riqueza enorme de património ao nível de edifícios e de usos e costumes que deve ser explorado com olhos de ver e não só de olhar.

Anónimo disse...

Os gaibéus de Alves Redol também não estão fora da programação só que em barranco de cegos temos um retrato de vida de diogo relvas e das gentes deste lado do tejo