No âmbito da área de competência de CLC7, fundamentos de cultura, língua e comunicação os formandos do curso EFA, turma F iniciaram o seu trajecto pessoal e de formação, por olhar a sua cidade nos seus aspectos artísticos e estéticos e sua relação com o real. Foi proposto aos formandos um passeio dominical pelas localidades de Almeirim, Alpiarça, Chamusca e Golegã subordinado ao tema "Um outro olhar". Olhar e sentir o espaço que nos rodeia, ainda que artística e esteticamente pouco rico pode revelar-se uma surpresa no que respeita ao nosso património. Os formandos foram sensibilizados para visitarem a Casa dos Patudos em Alpiarça, a casa estúdio Carlos Relvas na Golegã, a verem o filme "O homem do Ribatejo" e a lerem livro de Alves Redol "Barranco de Cegos".
2 comentários:
Acho esta iniciativa espectacular, passamos diariamente por tantas casas, portas, janelas e painéis de azulejos de casas da nossa terra e não damos conta da riqueza e beleza que possuem. Descobri cores e texturas de azulejos só em Almeirim, que ainda não vi em outros locais, bem como alguns pormenores estéticos em termos de construção. Sobre as gentes do Ribatejo e os seus usos e costumes recomendo Gaibéus, de Alves Redol de que gostei muito. Temos uma riqueza enorme de património ao nível de edifícios e de usos e costumes que deve ser explorado com olhos de ver e não só de olhar.
Os gaibéus de Alves Redol também não estão fora da programação só que em barranco de cegos temos um retrato de vida de diogo relvas e das gentes deste lado do tejo
Enviar um comentário