quinta-feira, 2 de abril de 2009

As Focas na Gronelândia


Na sexta-feira, 20 de Março de 2009, Gail Sheal (Ministra da Pesca no Governo do Canadá) autorizou este ano a caça de 280 mil focas na sua costa atlântica.
"O TAC (Captura Total Admissível) de focas na Groenlândia foi fixado em 280 mil para 2009, sobre um total de 5,5 milhões de animais", destacou a Ministra num comunicado.
O número é superior à cota estabelecida em 2008 (275 mil) e 2007 (270 mil), mas muito inferior a de 2006, que foi de 335 mil animais.

Gael Sheal declarou ainda que:"A caça de focas é uma importante fonte de renda para várias comunidades isoladas do Canadá, no Quebec e no norte".
Muitos ainda recordam as inúmeras campanhas nas décadas de 70 e 80 contra a matança das focas bebés à paulada, mas apenas poucos percebem que o número de focas a ser mortas NÃO PÁRA DE CRESCER: só em 2002, durante a época de caça oficial, foram assassinadas mais de 300.000 espécies. Assustador...
Na realidade, o Governo Canadiano está a servir-se destes animais, numa tentativa descarada de os tornar seus bodes expiatórios, para proteger o seu comércio de pesca. A verdadeira razão para o défice das populações que vivem do comércio do peixe tem mais a ver com o aumento populacional destas, daí ser eticamente errado servir-se da caça às focas para que lhes sejam pagos os subsídios governamentais
.
A situação é séria e real. Que direito temos nós de terminar brutalmente a vida deste animal? Não podemos simplesmente recostar-nos e assistir o Governo Canadiano a cometer crimes horrendos contra a Natureza.
Nós temos de capacidade de evitar o sofrimento dos que estão à nossa volta. (autor desconhecido)



Sem comentários: